Certified Scrum Master, um bom curso…

Legal, chegou meu login no site da Scrum Alliance me dando direito a alguns materiais restritos sobre Scrum, e claro o meu certificado por ter feito o curso. Mas, acho legal comentar que concordo com os diversos posts da web sobre certificações em desenvolvimento ágil, inclusive o do Felipe Shoes que é um dos melhores, citando a famosa “Fastest Agile Certification on the Web” -> *Agile Software Specialist*. (Tire a sua clicando aqui)

Concordo que em diversos casos a coisa é muito banalizada e infelizmente, por ter a palavra “Certified” no título do curso, muitos gerentes de projetos do tipo PMP (Piloto de Microsoft Project) utilizam mais este título, apenas para somar ao tradicional “PMP” da assinatura do e-mail, mais uma certificação.

Porém, é importante lembrar que não podemos generalizar e banalizar também o curso, que pelo menos no meu caso foi muito bom e me deu uma visão bem prática sobre como implantar Scrum em uma empresa/projeto. Também passou uma introdução de como metodologias ágeis se aplicam ao contexto de desenvolvimento de software. Além disso, eu realmente não tinha vivência nenhuma em “atividades agile” e muito menos conhecia pessoas próximas que pudessem me passar essa visão e claro, tirar as diversas dúvidas…

Foi importante também conhecer os outros papéis como o Product Owner e poder indicar o curso de CPO (Certified Product Owner) para pessoas onde trabalho que têm este perfil, afim de realmente montar um time Scrum que conheça a metodologia. Mas aqui está a grande diferença, enquanto busquei conhecimento e experiência neste contexto, vi outros na sala buscando apenas o título “Certified”. Muitos inclusive se certificaram concluiram o curso e nem concordam com as idéias de Scrum. Aproveitaram uma idéia ou outra, mas discordavam de tudo. Em resumo, este é o tipo que busca apenas o título e hoje também receberam este login e o certificado da Scrum Alliance, sendo a causa da banalização do curso. Porém, tenho certeza que se estas mesmas pessoas recebessem o link indicando a certificação Agile Software Specialist (ASS) que falo acima, nem perceberiam e realmente acreditariam ser possível se tornar certificado em minutos e acrescentar mais uma sigla à assinatura do e-mail.  É complicado….

Lamentações à parte, fico feliz por ter concluído o curso e já estou buscando oportunidades de por em prática algumas idéias até ter disponibilidade de colocar TUDO em prática. Vamos ver…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s